Publicidade
>> Como anunciar
>> Email
>> Tenha o Guia
>> Parceiros

.

Serviços GuiaNet

>> Guia Turismo BR
>> Mapa do Brasil
>> Mensagem da Semana




>> Site Oficial do Brasil

>> ANATEL

>> ANEEL

>> ANP

>> Avança Brasil
>> Câmara dos Deputados

>> DENATRAN
>> DNER

>> I.B.G.E
>> Receita Federal

>> Senado Federal
>> Presidência da República



>> Hinos do Brasil

>> Simbolos Nacionais





Bandeira do Brasil.



Com um território de dimensões continentais, o Brasil é o maior país da América Latina e o quinto do mundo, em área total.

Dono de grandes diversidades geográficas, econômicas e sociais, possui uma extraordinária unidade nacional, sedimentada pela língua portuguesa, falada em todas as regiões.

Mudam os sotaques, permanece a alma generosa, aberta e corajosa de domadores da terra e das dificuldades.

O brasileiro típico, na verdade, é um estado de espírito que ganha corpo nos vários modos de vida regionais dos brasileiros do Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O povoamento do território, feito no sentido da costa para o interior, produziu sérias distorções, agravadas pelo processo de industrialização iniciado nos anos 30.

Metrópoles superpopulosas no Sul e Sudeste convivem com a baixa densidade demográfica na zona rural e na Amazônia.

Mesmo tendo o maior Produto Interno Bruto (PIB) da América Latina – e o nono do mundo –, o país passa por duros períodos de recessão e convive há anos com um persistente crescimento inflacionário.

O Plano Real, decretado em julho de 1994, estanca o problema e faz o brasileiro ingressar em nova fase, marcada por inflação baixa e moeda estável.

O papel do Estado na economia passa por uma redefinição: leis protecionistas são abandonadas e reservas de mercado, liquidadas.

Com isso, a indústria passa a enfrentar a concorrência estrangeira no mercado interno e é obrigada a adaptar-se à economia globalizada.

Mesmo assim, o modelo econômico não tem conseguido atenuar as fortes distorções regionais e atua de forma excludente, alargando as camadas sociais mais pobres e tornando endêmico o desemprego.

Hoje, faltam ao país políticas públicas voltadas para a infra-estrutura básica: conservação e ampliação das malhas rodoviária e ferroviária, da navegação fluvial e costeira, saneamento, telecomunicações e energia.

A agricultura brasileira é responsável por grande parte das exportações.

Ainda assim, os latifúndios e minifúndios familiares não apresentam produtividade média para se integrarem ao mercado mundial.

É na área social, contudo, que residem os principais problemas brasileiros.

A falta de condições dignas de vida para as camadas mais pobres, tais como moradia, redes de água e esgotos, saúde pública e um sistema de ensino eficiente é o maior entrave para desenvolvimento e a manutenção da paz social e da democracia.

Dados gerais

Nome oficial: República Federativa do Brasil

Nacionalidade: brasileira

Capital: Brasília

Idioma: português

Religião: cristianismo ( católica, protestantes, espíritas e outros)

Área: 8.514.215,3 km²

Localização:

Leste da América do Sul,

>>Norte latitudes +5º16'20" longitude -60º12'43" Nascente do Rio Ailã - Roraima.

>>Sul latitudes -33º45'03" longitude -53º23'48" Arroio Chui - Rio Grande do Sul.

>>Leste latitudes -07º09'28" longitude -34º47'30" Ponta do seixas - cabo Branco.

>>Oeste latitudes -07º33'13" longitude -73º59'32" Nascente do rio Moa - Acre.
Dados completos >> Clique Aqui.


Limites: Guiana, Venezuela, Suriname, Guiana Francesa (N), Colômbia (NO), Peru, Bolívia (O), Paraguai, Argentina (SO), Uruguai (S), Oceano Atlântico (L, SE, NE)

Clima : equatorial (NE), tropical (NE, CO, SE) e subtropical (S)

Hora local (em relação a Brasília): -3h em relação ao Meridiano de Greenwich

População (2000): 169.799.170 hab.
Dados completos do Brasil em Síntese >> Clique Aqui


Regime de governo: república presidencialista

Divisão administrativa: 26 Estados e 1 Distrito Federal, 5.024 municípios

Principais partidos: Movimento Democrático Brasileiro, dos Trabalhadores, da Frente Liberal, da Social Democracia Brasileira, Democrático Trabalhista, Socialista Brasileiro, Popular Socialista, Progressista Brasileiro, Verde

Organização do Legislativo: bicameral – Senado com 81 membros e Câmara dos Deputados com 513 membros, eleitos por voto direto para mandatos de 8 e 4 anos, respectivamente.

Representantes de 26 estados e do Distrito Federal, os 81 senadores que participam da 52ª legislatura são médicos, professores, advogados, cientistas políticos, economistas, engenheiros, empresários de diversos setores, jornalistas, pastores evangélicos, delegados, procuradores, sociólogos, líderes sindicais, administradores de empresas e bancários. Cada estado é representado por três senadores, regra que vale também para o Distrito Federal. Para obter informações sobre cada um dos 81 senadores, você deve clicar em cada estado ou no Distrito Federal.

Constituição em vigor: 1988

Moeda: Real

Dados Numéricos Sobre o Brasil IBGE



Desenvolvido por GuiaNet - Guia Internet Brazil     ©2004
Info: guianet@guianet.com.br